Info Blogs

7 dicas para fazer do seu projeto social um sucesso

As pessoas estão mais preocupadas com o próximo e o futuro. Com isso, há um crescente de projetos sociais, ongs, casas de apoio em expansão.

Os projetos sociais estão em crescimento em vários âmbitos: Educacionais, musicais, culturais, ecológicos, proteção a animais e etc.

Neste artigo iremos discutir sobre a expansão desses projetos sociais e, se você está pensando em fazer um, iremos indicar a você sete dicas valiosas para que seu projeto social seja um sucesso.

Os projetos sociais e suas particularidades

 Os projetos sociais visam melhorias para a sociedade e grupos menos favorecidos de pessoas.

Sem fins lucrativos, os projetos sociais podem ser feitos de forma individual ou como coletivos, aplicando planejamentos e ações de mudanças positivas para as comunidades.

Normalmente são criadas por ONGs ou até mesmo por pessoas que possuem o mesmo objetivo como que é, por exemplo, mudar a realidade de pessoas e construir um futuro melhor para elas.

1-O Seu projeto social deve começar com algum propósito. Ter uma causa social reflete em mudanças positivas para um público alvo específico.

Os propósitos envolvem ações e resultados realistas. Causando mudanças assertivas para os beneficiados desta mobilização.

2-É muito importante saber qual o público alvo alcançar. Lembre-se que existem muitas diversidades culturais, e conhece-la é algo fundamental antes de qualquer ação.

No seu projeto social pode conter ações para pessoas de várias idades, sendo pessoas de grupos desfavorecidos a discriminados.

3-Para toda a ação social, deve-se enxergar os problemas diários de quem necessita de ajuda.

Pesquise na comunidade a ser trabalhada os seus principais problemas cotidianos, e como combater com as ações certas.

4-O planejamento no seu projeto social é composto de ações concretas para a realização do trabalho a ser realizado.

Isso envolve a compreensão do que se deve ser feito no projeto social, tendo em vista uma melhor execução das atividades e melhor produtividade no trabalho.

Veja sempre qual necessidade de ação e como programa-las no seu projeto social.

Com um bom planejamento e estratégia, as suas metas se tornam claras. Sendo assim, há mais facilidade em alcançar o objetivo do projeto social.

5-O trabalho em equipe envolve além dos idealizadores, também os beneficiados pela ação.

Com todos em prol das mudanças e ações, fica de fato mais fácil realizar o projeto social de forma concreta.

6-Os recursos ajudam na parte financeira do projeto social com o intuito de firmar, como por exemplo:

  • Parcerias com empresas públicas e privadas;
  • Editais;
  • Crowdfunding;
  • Contribuições da sociedade.

7- Os feedbacks são importantes para conseguir informações necessárias em seu projeto social. De fato, a opinião de toda a equipe nessa ação sempre resultará em melhorias futuras.

Os projetos sociais e a sociedade

Os projetos sociais para a sociedade trazem bastantes benefícios e vantagens.

Com ele, podem-se ser inseridas novas formas de atuação na vida para quem os frequentam.

Além de fornecer conhecimentos á pessoas que gostariam de aplicar o que lhe são ensinados nestes projetos.

Uma forma eficaz de transmitir conhecimentos benéficos para transformar o mundo em que vivemos.

A mistura entre a sustentabilidade e o equilíbrio social torna-se uma realidade para estes que buscam empregar isto na sociedade.

Os reflexos são muito benéficos para quem retira esta ideia do papel e coloca em prática. Porém, existem barreiras para que estes projetos sociais concretizem-se: Legislativos e tributários em sua totalidade.

Contudo, é necessário que o idealizador de projetos sociais não perca a força de por a ideia em prática, assim, inspirando aqueles que o seguem!

Os projetos sociais, em suma, são de grande valia para a humanidade e, faz bem a consciência de quem os empregam e fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *